Currículo

PAULO CÉSAR BRASIL DO AMARAL

Currículo resumido

PAULO AMARAL nasceu em Bagé, Rio Grande do Sul, em 1950. Iniciou seus estudos em pintura na Califórnia, em 1967. No Rio de Janeiro, anos 1970, filiou-se à Sociedade Brasileira de Belas Artes a convite de Sansão Campos Pereira, mestre da pintura nacional, do qual recebeu forte influência em sua arte. Formou-se engenheiro civil em 1974, exercendo carreira por 30 anos em Porto Alegre, onde também presidiu o SINDUSCON-RS. Suas atividades no campo das artes não se restringiram ao ofício da pintura. Dirigiu o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) por três períodos: (1997-1998, no qual conduziu as obras de definitivo restauro da instituição), (2003-2006) e (2015-2018). Foi curador, pelo Rio Grande do Sul, da Saison Brésil-France – 2005 (Ano do Brasil na França) tendo desempenhado a atividade de curadoria na identificação e no incentivo de novos talentos nas artes visuais.

Como escritor, é autor de textos críticos em livros e jornais e de apresentação de artistas das áreas visuais. Seu currículo conta mais de cinquenta exposições individuais no Brasil e no exterior, cerca de 150 mostras coletivas, participação em salões de arte, como artista e jurado, e participações em acervos de museus brasileiros e estrangeiros. Em 1994 recebeu a Ordem do Mérito das Belas Artes, no grau de Comendador. Foi Diretor artístico-cultural da Secretaria Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul entre os anos 2015 e 2018, é membro de Grau da Academia Brasileira de Belas Artes, egresso da Cadeira Livre número 45, patronímica de Emiliano Augusto de Albuquerque Mello (Di Cavalcanti), Cidadão Honorífico de Porto Alegre, Paulo Amaral presidiu o IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus), órgão do governo federal,  entre janeiro de 2019 e março de 2020, Foi Presidente do Conselho Consultivo do Patrimônio Museológico (CCPM), do Sistema Brasileiro de Museus (SBM), Diretor-representante, pelo Brasil, do Conselho Intergovernamental do IBERMUSEUS e Membro da Comissão Avaliadora do Programa de Apoio à Tradução e à Publicação de Autores Brasileiros no Exterior, vinculada à Biblioteca Nacional. Atualmente dedica-se à pintura, à escultura, a curadorias comissionadas e à escrita de novos textos.

Currículo completo

Paulo Amaral é pintor e escultor, nascido em Bagé, RS, em 1950. Foi Diretor Geral do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS) no período entre abril de 1997 e dezembro de 1998, quando se realizaram as reformas de recuperação física completa do prédio que abriga o museu.

Foi Diretor Geral do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS) no período entre abril de 1997 e dezembro de 1998, quando se realizaram as reformas de recuperação física completa do prédio que abriga o museu.

Em 1994 recebeu a “Comenda da Ordem do Mérito das Belas Artes”, Rio de Janeiro, no grau de Comendador.

É autor frequente de textos críticos em livros, jornais e de apresentação de artistas plásticos.

Participou como jurado de vários salões de arte, destacando-se os certames do “Salão do Jovem Artista”, promovido pelo grupo RBS, do Rio Grande do Sul, o “Salão de Cerâmica do RS”, o “Prêmio Gaúcho de Fotografia”, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, o “Salão de Artes de Pelotas”, o “Salão da Câmara de Vereadores de Porto Alegre”, o “61º Salão de Artes do Paraná” e o Prêmio João Simões Lopes Neto, do Instituto João Simões Lopes Neto, Pelotas, RS.

Foi diretor institucional, pelo Estado do Rio Grande do Sul, da “I BIENAL DE ARTES PLÁSTICAS DO MERCOSUL”, realizada em 1997, em Porto Alegre /RS, e desde a edição III passou a membro do Conselho da Fundação Bienal, posição a que renunciou, em 2015, por ocupação de cargo público juridicamente incompatível com a simultaneidade dos títulos.

Entre janeiro de 2003 e janeiro de 2007 foi mais uma vez indicado para dirigir o MARGS.

Em 2004, foi nomeado curador da “Saison Brésil-France” (Ano do Brasil na França) para as atividades do Rio Grande do Sul na França, levando exposição de parte do acervo do MARGS àquele país.

Em 2005, passou a representar a Galerie Mansart, de Paris, para seleção e curadoria de artistas brasileiros.

Em 2006, recebeu o título “CIDADÃO HONORÍFICO DA CIDADE DE PORTO ALEGRE”, conferido pela CÂMARA DE VEREADORES DE PORTO ALEGRE.

Representou o Estado do Rio Grande do Sul no 1º. Encontro da Cooperação Descentralizada Brasil-França: na cidade de Marselha, França, em 2006.

Em 25 de abril de 2007, foi nomeado pela Prefeitura de Pelotas, em solenidade presidida pelo Prefeito da cidade, Dr. Adolfo Antônio Fetter Júnior, no Museu Parque da Baronesa, Consultor Especial para o referido museu, nos termos do Decreto Municipal nº 4.727/2005.

Em 18 de novembro de 2010,  tomou posse na Academia Brasileira de Belas Artes, RJ, ocupando a Cadeira Livre patronímica de Emiliano Di Cavalcanti. Atualmente ocupa a Cadeira de Grau, patronímica de Antônio Parreiras.

Em 2015, novamente nomeado diretor do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS), passou a exercer o terceiro mandato nesta instituição. No mesmo ano também é nomeado Diretor Artístico-cultural da Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul (SEDAC).

Em 2016, recebe prêmio da Associação Chico Lisboa, por sua atuação no campo das artes visuais no Rio Grande do Sul.

Em 2016, chefiou a Missão Governamental Cultural do Rio Grande do Sul à República Tcheca, como Diretor do MARGS e Diretor Artístico da SEDAC (atual SEDACTEL).

Em 2016, Paulo Amaral participou como convidado na Jornada ABCA 2016 GESTORES E CRÍTICOS – INTERFACES, promovido pela Associação Brasileira de Críticos de Arte e pela Universidade do Estado de Santa Catarina.

A exposição “Vasco Prado – A Escultura em Traço”, com sua curadoria, entrou na lista das 10 exposições do ano feita pelo jornal Zero Hora, em sua retrospectiva em 2016.

Em 08/04/2017, participou como palestrante do evento “DIVERSIDADE NA ARTE E PSICANÁLISE”, ocorrido no MARGS.

Em 30/09/2017, ministrou Curso sobre Curadoria de Exposições na Associação Comercial e Industrial de Criciúma/SC.

Em setembro de 2017, executa o painel FORMAÇÃO DE ERECHIM -7.76 x 2.35 m. técnica mista (acrílica sobre fotografia impressa sobre tela) – no Hospital da Unimed de Erechim/RS.

Em 23 de novembro de 2017, recebe em solenidade da ACADEMIA BRASILEIRA DE BELAS ARTES, RJ, a Grande Medalha de Honra, a mais honrosa comenda da Academia.

Em março de 2018, é escolhido para executar o troféu do Prêmio Molière, edição nacional a ser relançado após muitos anos de interrupção.

Em dezembro de 2018 é convidado pelo Ministro nomeado da Cidadania, Osmar Terra, a presidir o IBRAM ( Instituto Brasileiro de Museus ), órgão governamental brasileiro, que exerceu até final de janeiro de 2020. Neste período foi também Presidente do Conselho Consultivo do Patrimônio Museológico (CCPM), do Sistema Brasileiro de Museus (SBM), Diretor-representante, pelo Brasil, do Conselho Intergovernamental do IBERMUSEUS e Membro da Comissão Avaliadora do Programa de Apoio à Tradução e à Publicação de Autores Brasileiros no Exterior, vinculada à Biblioteca Nacional. Atualmente dedica-se à pintura, à escultura, a curadorias comissionadas e à escrita de novos textos.

PRINCIPAIS CURADORIAS

2003 – “Freud para Todos” – Santander Cultural – Porto Alegre, RS | Curador da secção de artes visuais .
2003 – “O Brasil dos Gaúchos” – Espaço Correios – Rio de Janeiro, RJ.
2003 – La Casa de América, Palácio de Quiñares ( Missão Governamental ) e La “Casa do Brasil”, Colégio Universitário – Madrid, Espanha (Charqueadas).
2005 – “Arte no Papel no Rio Grande do Sul” – Galerie d’Art François Mansart – Paris, França.
2006 – Exposição “Glauco e seus Heterônimos” – Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS) – Porto Alegre, RS.
2006 – Exposição de Angelina Agostini – Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS) – Porto Alegre, RS.
2012 – Curador Cultural na Inauguração do Espaço Memorial da Livraria do Globo – Porto Alegre, RS.
2013 – “O Cavalo do Rei”, de Ana Lúcia Teixeira – Assembleia Legislativa do Estado – Porto Alegre, RS.
2013 – Exposição Comemorativa aos 80 anos do Jornal do Comércio – Vestíbulo Nobre Érico Veríssimo da Assembleia Legislativa – Porto Alegre, RS.
2013 – “Entre Releituras e Temas Abstratos”, de Heloísa Helena – Galeria de Arte Paulo Capelari – Porto Alegre, RS.
2013 – “Paisagem Finita”, de Tor Onsten – Galeria de Arte Paulo Capelari – Porto Alegre, RS.
2013 – “Toda a Nudez será Colorida”, de Helena Terra – Galeria de Arte Paulo Capelari – Porto Alegre, RS.
2014 –“Inquietações Impressionistas”, de Cassiano Sotomaior – Galeria Arte & Fato – Porto Alegre, RS.
2015 – “Pinturas”, de Lya Luft – Galeria de Arte Paulo Capelari – Porto Alegre, RS.
2015 – “Preto e Branco Urbano”, de Eva Montoliou – Porão Paço dos Açorianos – Porto Alegre, RS.
2016 – “Acervo BRDE: Mostra de Artes Plásticas” – Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS) – Porto Alegre, RS.
2016 – “Maria Di Gesu – 60 Anos de Arte” – Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS) – Porto Alegre, RS.

2016 – Artistas Estrangeiros na coleção do MARGS, Porto Alegre, RS.

2016 – Vasco Prado – A Escultura em Traço, SantanderCultural, Porto Alegre, RS.

2017 – “Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul” – Galeria dos Czech- Centre-Praga, Checoslováquia.

2017 – “Intervalos”, de Dirce Fett – Galeria Gravura – Porto Alegre, RS.

2017 –“Coleção: Oscar Cardoso Saraiva” – Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS) – Porto Alegre, RS

2017- “Galeria Coleção de Quadros” – Centro Clínico Mãe de Deus, Porto Alegre,RS

2018- “Francis Pelichek, Um certo pintor tcheco” Memorial do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

 

PRINCIPAIS EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS:

1967 – Inicia estudos de pintura na Califórnia, USA.

1978 – Galeria do Centro Comercial – Porto Alegre, RS.
1979 – Galeria de Artes do Alfred Hotel – Caxias do Sul, RS.
1979 – Galeria Independência – Porto Alegre, RS.
1980 – Escritório de Artes – Pelotas, RS.

1982 – “Cidades Mineiras” – Museu de Artes do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS) – Porto Alegre, RS.
1982 – “Orquídea” – Cambona Centro de Artes – Novo Hamburgo, RS.
1983 –Galeria Fininvest – Pelotas, RS.
1984 – Artista Convidado no FENARROZ – Cachoeira do Sul, RS.
1985 – Museu da Gravura Brasileira / Fundação Attila Taborda Universidade de Bagé – Bagé, RS.
1987 – Exposição Itinerante de Serigrafias– Ponto D’Arte Galeria – Santana do Livramento, RS.
1987 – Exposição Itinerante de Serigrafias – Jeanine Galeria de Arte – Santa Maria, RS.
1987 – Exposição Itinerante de Serigrafias – Delphus Galeria de Arte – Porto Alegre, RS.
1987 – Exposição Itinerante de Serigrafias – Weiland Turis Hotel – Lageado, RS.
1987 – Exposição Itinerante de Serigrafias – Delphus Galeria de Arte – Brasília, DF.
1987 – Gestual Galeria de Arte – São Leopoldo, RS.
1988 – Exposição Itinerante de Serigrafias – Fundação Cultural Uruguaianense Dr. Pedro Marini – Uruguaiana, RS.
1988 – Exposição Itinerante de Serigrafias – Petróleo Brasileiro S/A (Petrobrás) Planetário José Baptista Pereira – Porto Alegre, RS.
1988 – “Pelos Caminhos do Poeta Quintana” – Porto Alegre, RS.
1988 – Exposição Itinerante de Serigrafias – Casa de Cultura de Santo Ângelo – Santo Ângelo, RS.

1988 – Exposição Itinerante de Serigrafias – Casa de Cultura de Bagé – Bagé, RS.
1989 – “Espanha” – Galeria Da Vera (Associação Leopoldina Juvenil) – Porto Alegre, RS.
1989 – Exposição Itinerante de Serigrafias – Hotel Serra Azul – Gramado, RS.

1990 – “Grécia” – Inauguração da Modernidade Galeria Arte Aplicada – Novo Hamburgo, RS.
1990 – Exposição Itinerante de Serigrafias – Centro Municipal de Cultura – Canela, RS.

1990 – Altamir Machado Escritório de Arte– Exposição Itinerante de Serigrafias – Criciúma, SC.
1993 – “Paris” – Galeria Alencastro Guimarães – Porto Alegre, RS.
1994 – “Serigrafias”– Museu de Artes de Santa Maria – Santa Maria, RS.
1995 – “Aalst”– Ridderzaal – Belfort de Aalst, Bélgica.
1996 – “Cidades do Leste” – Galeria Marisa Soibelmann – Porto Alegre, RS.
1998 –Exposição de Serigrafias – Casa do Brasil – Madrid, Espanha.
1998 – Exposição de Serigrafias e Aquarelas – Galeria Gravura – Porto Alegre, RS.
1998 – Exposição comemorativa dos 10 anos do NAVI / “Serigrafias” – NAVI (Núcleo de Artes Visuais) e Universidade de Caxias do Sul – Caxias do Sul, RS.
1998 – Exposição e doação de Serigrafias – Fundação Cultural Uruguaianense Dr. Pedro Marini – Uruguaiana, RS.
1998 –Exposição e doação de Serigrafias – Museu da Gravura Brasileira e Universidade de Bagé – Bagé, RS.
1998 – “Serigrafias” – Instituto Cultural Brasileiro Norte-Americano – Porto Alegre, RS.
1999 –Serigrafias“Detalhes de Outrora: Deuren&Vensters” – CaccoZanchiArtGallery – Aalst, Bélgica.

2000 – “Aalst voor de Aaltenaars” – Cacco Zanchi Art Gallery – Aalst, Bélgica.
2006 – “Cidades Vazias” – Galeria Malmann – Porto Alegre, RS.
2007 – Retrospectiva – Sala Antônio Caringi– Pelotas, RS.
2008 – “Cidades Vazias” – Espaço Cultural TRT 4ª Região -Porto Alegre, RS.       2008 – Museu da Gravura Brasileira – Retrospectiva da coleção de Serigrafias no acervo do museu – Bagé, RS.                                                                                                                     2011 –“Stãdte” (Cidades) – Galeria de Arte Paulo Capelari – Porto Alegre, RS.
2012 – Exposição de Obras Inéditas – Delphus Galeria de Arte – Porto Alegre, RS.
2013 – Exposição de Provas do Artista – Galeria de Arte Paulo Capelari – Porto Alegre, RS.
2014 – Sociedade dos Amigos de Torres – SAPT, Exposição de Gravuras – Torres, RS.
2014 – “Viagens” – Café do Porto – Porto Alegre, RS.
2016 – Galeria Gravura– Paisagens modificadas e outras pinturas, Porto Alegre, RS.

PRINCIPAIS EXPOSIÇÕES COLETIVAS:

1967 – Oxnard Chamber Of Commerce -Oxnard, Califórnia, USA.
1973 – III Expoarte Universitária da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) – Porto Alegre, RS.
1978 – VI Feira de Artes de Rio Pardo – Rio Pardo, RS.
1978 – Exposição sobre Patrimônio Histórico – Banco Europeu Para a América Latina – Porto Alegre, RS.
1979 – VII Feira de Artes de Rio Pardo – Rio Pardo, RS.
1979 – “Pelotas, a Tradição Revivida” – Prefeitura Municipal de Pelotas – Pelotas, RS.
1979 – “O Universo Poético de Mário Quintana” – Galeria RG – Porto Alegre, RS.

1979 – Dunas Hotel (com José de Curtis) – Torres, RS.

1980 – Atelier 66 (Inauguração do Atelier com Pericles Gomide, Nathaniel Guimarães, Iran Pinheiro Machado, Graça Cerutti) Porto Alegre, RS.

1980 –Galeria do Clube do Comércio (Exposição com Wilson Cavalcanti e Regina Ohlweiler)Porto Alegre, RS.
1981 – Feira dos Estados – Panorama de Artes –Brasília, DF.
1981 – Aquarelistas Gaúchos – Hotel Serra Azul – Gramado, RS.

1981 – Comemoração dos 118 anos da associação com o grupo do Atelier 66 – Associação Leopoldina Juvenil – Porto Alegre, RS.
1982 –Uma Seleção Especial – Sala de Artes da Universidade Federal de Santa Maria – Santa Maria, RS.
1982 – Inauguração do Centro de Cultura Dr. Parahim Lustosa – Novo Hamburgo, RS.
1983 –“35 Anos de Independência de Israel” – Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS) – Porto Alegre, RS.
1983 – “Arte Sobre Papel” – Delphus Galeria de Arte – Porto Alegre, RS.
1983 – “Do Passado ao Presente As Artes Plásticas do Rio Grande do Sul” – Cambona Centro de Artes – Porto Alegre, RS.
1984 – “Arte Sobre Papel”–Delphus Galeria de Arte e Unibanco – Porto Alegre, RS.
1984 – Exposição e Leilão de Artes – Theatro São Pedro – Porto Alegre, RS.
1984 – “A Arte Gaúcha” – Galeria Studio de Artes Eletrosul – Florianópolis, SC.
1984 – “Momentos de Mário” – Delegacia de Educação – Alegrete, RS.

1984 – Galeria Fininvest (Exposição com Nathaniel Guimarães e Péricles Gomide) – Pelotas, RS.
1985 – “Arte Nossa: Serigrafias de Artistas Brasileiros” – Espaço de Artes Zaffari – Porto Alegre, RS.

1985 – Galeria Contemporânea, com Nathaniel Guimarães – Tema: Novo Hamburgo – Novo Hamburgo, RS.
1986 –“O Automóvel faz 100 anos” – Bolsa de Arte de Porto Alegre – Porto Alegre, RS.
1987 – Projeto “Pintando o 87: A Constituinte” –Túnelda Conceição – Porto Alegre, RS.
1987 – “Seis Aquarelistas” – Espaço Sulina – Porto Alegre, RS.
1988 – “Casarios” – Atelier de Arte Cristina Gonzalez – Porto Alegre, RS.
1988 – 27 Mostra e Encontros –Floph– Florianópolis, SC.
1988 – “Arte Brasileira” – Sala Aurora de Arte – Porto Alegre, RS.
1988 – Exposição Comemorativa 125 Anos da ALJ – Galeria da Vera (Associação Leopoldina Juvenil) – Porto Alegre, RS.
1988 – Artistas Gaúchos na Reunião Latino Americana de Psicanálise – Praça Fernando Corona (Hotel Serrano) – Gramado, RS.
1989 – “100 Anos da República, Vou Ver!” – L’atelier D’Art – Porto Alegre, RS.
1989 – “A Cidade e o Rio” – Agência de Arte – Porto Alegre, RS.
1990 – “Tendências 90” – Agência de Arte – Porto Alegre, RS.
1991 – Katata – Província de Shiga, Japão.

1991 – Colégio Anchieta– 2ª Mostra de Arte – Porto Alegre, RS.

1991 – Galeria Da Vera Espaço de Arte, Associação Leopoldina Juvenil, Porto Alegre, RS.
1992 – Projeto: “A Arte não Abandona” – Casa de Cultura Mário Quintana – Porto Alegre, RS.
1993 – Alencastro Guimarães Galeria de Arte – Porto Alegre, RS.
1994 – Exposição Comemorativa 30 anos da Zero Hora – Agência de Arte – Porto Alegre, RS.
1996 – PANORAMA Van BraziliaanseKunst – Ridderzaal, Belfort – Aalst, Bélgica.
1996 – “The Spirit of Lost Dreams” – Cacco ZanchiArt Gallery – Aalst, Bélgica.
1996 – Exposição de Inauguração da Galeria Via Livia – Porto Alegre, RS.
1996 – Galeria Gilda Bastos – Uruguaiana, RS.
1996 – “Relendo Saint: Exupéry” – Casa de Cultura Mário Quintana, Sala Augusto Meyer – Porto Alegre, RS.
1996 – Inauguração do Espaço Prata da Casa – Agência de Arte – Porto Alegre, RS.
1997 – “The Misteryous Face of Art” –Cacco Zanchi Art Gallery-Aalst, Bélgica.
1997 – Espaço Cultural Banco do Brasil Europe – Bruxelas, Bélgica.
1998– Panorama de Arte Brasileira – Berlin, Alemanha.
1998 – “Arte Erótica” – Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS) – Porto Alegre, RS.
1999 –“Arte Erótica” – Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo– Pelotas, RS.
1999 – “Amor e Solidão” – Via Lívia Galeria de Arte – Porto Alegre, RS.
1999 – “Brasil 500 Anos” – Galeria Gravura – Porto Alegre, RS.
1999 – “Brasil 500 Anos” – Galeria de Artes da CASACOR 99 / Promoção Galeria Gravura -Porto Alegre, RS.
2000 – “Expo Gent” – Bezoek aanBelgie – Gent, Bélgica.
2000 –“Brazilian Art” – Hotel Crowe Plaza – Bruxelas, Bélgica.
2000 – Kunstuit Zuid, Brazilie-Cultureel – Centrum van Ninove -Ninove, Bélgica.
2000 – “Art of Brazil” – Cacco Zanchi Art Gallery – Aalst, Bélgica

2000 – Galeria da Vera– Exposição Nossos Talentos – Porto Alegre, RS.
2003 – Biennal Ï Maleri – Estocolmo, Suécia.
2003 – VäsbyKonstall – Estocolmo, Suécia.
2003 – Gallery Infra – Estocolmo, Suécia.
2003 – Galeria de Arte do Grêmio Náutico União – Porto Alegre, RS.
2003 – Exposição Aniversário da Galeria Graffiti– Uruguaiana, RS.
2006 – Trajetória – Galeria da Vera – Porto Alegre, RS.
2007 – Participante especial da Exposição “Portas também contam a história de Pelotas” – Espaço Arte & Eventos “Zilah Costa” – Pelotas/RS.

2007 – “Dicionário de Artes Plásticas no RS – 10 Anos” – Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS) – Porto Alegre, RS.

2008– Exposição comemorativa dos 145 anos da ALJ – Galeria da VERA, Porto Alegre, RS.

2008 – FUNDACINE – Associação Riograndense de Artes Plásticas Francisco Lisboa – Da Tela para a Tela.

2009–MARGS– Coleção APLUB, Porto Alegre, RS.
2009 – Exposição “Gravuras do Sul do Brasil”, Galeria Livio Abramo – Embaixada do Brasil em Assunção, Paraguai.
2010 – “Pequenas Pinturas” – Delphus Galeria de Arte – Porto Alegre, RS.
2011 – 25º Aniversário Galeria da Vera – Porto Alegre, RS.
2012– “Coleção 2012” – Galeria Da Vera, Arte e Cultura – Porto Alegre, RS.
2012 – “Presenteie com Arte” – Galeria de Arte Paulo Capelari – Porto Alegre, RS.
2013 – Pintando no Moinhos 2ª Edição – Shopping Moinhos de Vento – Porto Alegre, RS.
2013 – “Janelas” – Gravura Galeria de Arte – Porto Alegre, RS.
2013 – “Presenteie com Arte VII” – Galeria de Arte Paulo Capelari – Porto Alegre, RS.
2014 – “A seu modo” – Galeria de Arte Paulo Capelari – Porto Alegre, RS.
2015 – Mostra Coletiva da AERGS: Exposição Pequeno Bronze – Casa de Cultura Mário Quintana – Porto Alegre, RS.
2015 – “Arte Brasileira no Acervo” – Villa Sergio Berti – Gramado, RS.
2015 – “I Bienal Chico Lisboa: Cultura, Legado e História” – Espaço Cultural Correio do Povo – Porto Alegre, RS.

2015 – Bolsa de Arte de Porto Alegre – 20×20 ao Cubo – Porto Alegre, RS..0
2016 – Exposição Coletiva Destaques dos 20 Anos – Gravura Galeria de Arte – Porto Alegre, RS.
2016 – Exposição Dia do Escultor – Casa de Cultura Mário Quintana – Porto Alegre, RS.

2016 – Galeria de Arte Mamute – Venda de obras.

2017 – Mostra Coletiva da AERGS: Exposição Pequeno Bronze – Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim – Caxias do Sul, RS.

2017- 20×20 Chico Lisboa 2017.

2018- Exposição Sem Título, participação especial como artista convidado. Atelier Burk’Art – Porto Alegre, RS.

2018- Exposição Fiesta de Paz – Centro Municipal de Cultura – Gramado, RS

2018 – Exposição Pequeno Bronze – Galeria Espaço IAB – Porto Alegre, RS

2018 – Exposição Espaços e Silêncios – AERGS 36 anos – Galeria Gerd Bornheim- Casa de Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima, Caxias do Sul, RS.

OUTRAS PARTICIPAÇÕES:

1978 – Salão de Artes de Pelotas, Pelotas/RS (3º Prêmio)

1979 – II Salão de Arte Sacra, Rio Pardo/RS (Artista Convidado)

1979 – III Salão de Artes de Pelotas, Pelotas/RS

1983 – I Clube da Gravura – Tekne, P.Alegre/RS

1984 – II Clube da Gravura – Tekne Ponto de Arte, P. Alegre/RS

ACERVOS:

– Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS) – Porto Alegre/RS.

– Pinacoteca Aldo Locatelli – Porto Alegre/RS.

– Pinacoteca APLUB – Porto Alegre/RS.

– “Coleção de Serigrafias” no Museu da Gravura Brasileira – Bagé/RS.

– Stedelijke Museum van Aalst – Aalst, Bélgica.

– Coleções Particulares no Brasil e Exterior.